Relatório #SocialTV Outubro

Com Tribatics.TV monitoramos comentários no Twitter sobre mais de 70 programas da televisão brasileira. Durante o mês de outubro coletamos mais de 4 milhões de menções a esses programas. Para cada Tweet enviado, analisamos por meio de algoritmos de inteligência artificial, as principais características demográficas de seus autores,  informação contida neste relatório.

Como vocês poderão ver, esse é um relatório diferente dos anteriores. Hoje aproveitamos para mostrar a segmentação de audiências da SocialTV. Os programas mais comentados em São Paulo são os mesmos de Brasília? Mulheres e homens comentam os mesmos programas? Entre pessoas com mais de 65 anos, quais são os programas mais comentados? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas por nossas tabelas.

Se você trabalha numa emissora de televisão ou numa agência de marketing, os dados que mostraremos a seguir serão úteis para

  • Saber se a sua audiência está pronta para ações envolvendo SocialTV;
  • Descobrir consumos televisivos do seu target;
  • Deduzir a rotina e as atividades diárias da audiência a partir de sua idade, gênero e localização, além de confirmar a adequação do conteúdo emitido ao target definido;
  • Saber qual o programa mais adequado para fazer uma ação de crossmedia envolvendo televisão e redes sociais

Se você é um apaixonado pela televisão, vai se divertir e se surpreender com alguns dos dados que encontramos!

Gênero

Pessoas do gêneros feminino e masculino tendem a comentar diferentes tipos de programas. Ao analisar os autores dos Tweets sobre televisão no Brasil no último mês, descobrimos que mulheres tendem a comentar mais novelas e realities, enquanto homens comentam mais programas esportivos e noticiários. Confira abaixo os 5 programas mais comentados por cada gênero.

social tv outubro_genero br

Cidades

As capitais que mais comentaram televisão no mês passado foram São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília, locais de origem de aproximadamente 35% de um total de mais de 4 milhões de menções. Comentar o que se assiste na televisão no Twitter foi um fenômeno mais observado durante outubro no sudeste e no nordeste do país. Confira abaixo os programas mais comentados pelas 5 cidades mais ativas da SocialTV brasileira.

social tv outubro_cidade br

Faixa-etária

Ainda que mais de 55% dos autores sobre Social TV tenham entre 18 e 34 anos, menções de autores de menos de 15 anos ou mais de 55 anos, menos numerosas, também são valiosas.  Essas menções mostram os conteúdos que mais incentivam a participação até mesmo dentro de gerações que não costumam usar o Twitter. Veja a tabela abaixo, que mostra os três programas mais comentados por faixa-etária.

social tv outubro_idade br

Dispositivo

Esse dado é essencial para entender se a audiência assiste e comenta um programa junto a um computador ou a um celular. Pode indicar nível de consumo de determinada audiência e permite planejar a produção de aplicativos voltados a essa audiência.

Sabemos, por exemplo, que 55,73% das pessoas que comentaram sobre o The Voice usando um celular. Entre elas, 30,89 usaram Android e outros 15,67% usaram dispositivos IOS.

No quadro abaixo é possível ver que programas emitidos no final da noite tendem a ser mais comentados por um celular do que por computadores, confira.

social tv outubro_dispositivos

Mais info

Se você é diretor ou produtor de um programa de TV e quer saber quantas menções o seu programa recebeu num mês, dia, hora ou minuto determinado, fale com a gente para conhecer melhor nossa ferramenta.

Tribatics oferece dados precisos sobre as menções e seus autores nas redes sociais, coletados a partir de uma metodologia rigorosa. A plataforma conta com um módulo de Social TV, Tribatics.TV, uma ferramenta poderosa para conhecer o conteúdo e o volume dos comentários feitos a cada programa de televisão.

Para mais informações sobre nossos produtos e relatórios, e provar a ferramenta por meio de uma demonstração,  envie um e’mail à nossa equipe de vendas, que entrará em contato o mais rápido possível.

http://www.tribatics.com/pt

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s